sábado, 31 de maio de 2014

Recursos Educativos Abertos Acessíveis


Um Passeio 

através de Storybird







A fada Oriana

2 comentários:

  1. Esta é a primeira vez que faço um curso exclusivamente online, especificamente no formato Massive Open Online Course (MOOC), sendo a minha primeira experiência no curso - Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014.
    Este MOOC tem-me incentivado a aprender mais, à hora em que me é possível, podendo explorar aquilo que mais se adequa á minha prática e que mais gosto. É uma experiência enriquecedora e foi muito útil explorar os recursos aqui disponibilizados dado que desconhecia grande parte deles, assim como as licenças Creative Commons, das quais eu não compreendia as implicações.
    Na minha prática como professora de Educação Especial tenho utilizado alguns softwares livres como o Portal das Escolas, o Prezi, o Windows Movie Maker, WebQuests, Issuu, Youtube…. recorrendo quase diariamente à Internet para explorar recursos ou apenas ideias para construção de materiais. Os recursos de acesso livre assumem uma importância cada vez maior, tanto nas salas de aula, cuja diversidade de alunos é cada vez maior, como no apoio e motivação para os alunos com (NEE).
    Na tarefa proposta para este módulo optei por criar um recurso educativo aberto, relacionado com a unidade de aprendizagem planificada no módulo anterior. Considero que o Storybird é uma ferramenta adequada para desenvolver a comunicação expressiva, a criatividade, e muitas outras áreas a explorar com os alunos com autismo, com dificuldade em expressar sentimentos, podendo cada trabalho ser partilhado e divulgado com o grupo, duma forma apelativa e motivadora, promovendo a interação social.
    Para terminar, embora o tempo nesta altura do ano, não permita explorar tudo como gostaria, considero que está a ser uma experiência fascinante, pelo que vou continuar certamente…

    ResponderEliminar
  2. Comentário ao trabalho dum colega:
    Na minha passagem pelos blogues e trabalhos dos colegas, fiquei encantada com a quantidade de materiais e criatividade demonstrada pelos colegas, elegendo o da Marília Pereira, utilizando o Storybird, “Um Mundo Só” .
    https://storybird.com/books/um-mundo-so/?token=kkg4epwb6h
    O tema da solidão é muito cativante e relevante, uma situação com que lidamos diariamente nas escolas. Este trabalho tem um conteúdo esteticamente maravilhoso, tanto nas imagens seleccionadas como na criatividade e sensibilidade das frases.
    Este será mais um dos recursos que vou utilizar com alguns dos meus alunos, facilitando a abordagem de conteúdos tantas vezes exploradas, optimizando a comunicação expressiva e emocional duma forma motivadora.
    Parabéns colega!

    ResponderEliminar