domingo, 27 de abril de 2014

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

1 comentário:

  1. A tecnologia que considerei mais relevante para um aluno de 5 anos, com Autismo, foi o “Comunicar com Símbolos”, “Aventuras” e “Vox4all” para Andróide, em que o primeiro consiste num processador de texto que permite a escrita simultânea de texto e de pictogramas, facilitando a elaboração de materiais e a sua adaptação para pessoas com dificuldades a nível da comunicação funcional, o que permitiu ao aluno a comunicação das suas necessidades e escolhas, essencial à interação com os pares, dado que o aluno tem graves dificuldades na expressão oral. Permite também a interação com a família, como foi o caso desta história reescrita e partilhada com a família via facebook.
    http://issuu.com/zildapol/docs/oriana
    Este software é ainda um facilitador no desenvolvimento da comunicação expressiva oral, dado que tem também sintetizador de voz; na elaboração de materiais tem bastantes funcionalidades, como as tabelas de comunicação, os quadros de tarefas, etc.; também o “Vox4all” é essencial na comunicação das necessidades básicas. Quanto ao “Aventuras” destina-se mais à aprendizagem lúdica e à expressão gráfica, sendo sempre apenas utilizável no PC, individualmente, permitindo a elaboração de cadernos digitais. Qualquer destes softwares tem a desvantagem de não serem de utilização livre, tendo sido a sua aquisição feita por mim, a fim de optimizar o trabalho a realizar com o aluno. Os Freeware-Recursos Livres-Necessidades Especiais-Deficiência disponibilizados neste MOOC são essenciais para explorar e adequar na minha prática pedagógica.

    Obrigada

    ResponderEliminar